• Jardim Homenagem Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

mercado antigo2

Iniciativa integra ainda a I Recriação Histórica da Restauração do Concelho.

O Grupo Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares, em parceria com a Câmara Municipal, está a promover a IV Recriação do Mercado Antigo, durante todo o próximo fim-de-semana.

O evento arranca às 15h30 de sábado, 10 de junho, onde se pretende recuar no tempo e trazer de novo os costumes e tradições das gerações mais antigas, com a recriação dos habituais mercados de ‘feira’, respeitando o rigor histórico, promovendo a demonstração e negócio de produtos enquadrados nos ofícios de ‘então’ agricultor, artesão, artificies, mercador e os taberneiros (nas tasquinhas gastronómicas).

Além disso, durante toda a tarde, haverá ainda espaço para a mostra das artes tradicionais musicais, com a atuação de diversos grupos de música popular tradicional, onde não faltará o Cante Alentejano, com grupos de Almodôvar e ainda o festival de folclore, que decorrerá a partir das 21h de sábado.

O Mercado Antigo continua durante o dia de domingo, com atuações musicais, a recriação histórica da restauração do concelho e, porque estamos em junho, mês dos santos populares, o evento terminará com um desfile de Marchas Populares, onde se fará a apresentação pública da 1ª Marcha Popular de Vila Nova de Poiares, acompanhada de outras marchas convidadas.

I Recriação Histórica da Restauração do Concelho

Integrada no Mercado Antigo, está também a I Recriação Histórica da Restauração do Concelho, promovida em parceria com a Companhia de Teatro Experimental de Poiares, que terá lugar no próximo domingo, dia 11, pelas 17h, com a participação da Filarmónica Fraternidade Poiarense, o Grupo Foclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares e o Rancho Folclórico do Centro de Convívio do Carvalho.

A iniciativa, que se realiza pela primeira vez, pretende voltar atrás no tempo, até ao século XIX e recriar o momento da proclamação da restauração do concelho, altura em que, depois de extinto por duas vezes, o concelho foi definitivamente restaurado.

Para o Município, a Recriação do Mercado Antigo é uma iniciativa que tem tido excelente adesão da comunidade, envolvendo-se e participando nas atividades deste evento, o que contribui para a promoção da história, cultura e tradições orais de outrora, mantendo bem viva a identidade cultural de Poiares e dos Poiarenses.

Cartaz Mercado Antigo 2017 Large