IIConf guarda redes

Treinadores e Guarda-Redes da primeira ligae a Mental Coach, Susana Torresforam os grandes destaques.

Ao longo de dois dias o Treino de Guarda-Redes de Futebol esteve em ‘estudo’ e em destaque em Poiares, na segunda edição desta iniciativa que alia a teoria à prática, e onde estiveram presentes algumas caras bem conhecidas do grande público,como a da Mental Coach Susana Torres,osguarda-redesMoreira (Estoril – Praia)ePedro Taborda(Moreirense), bem como alguns treinadores de guarda-redesde excelênciacomoJorge Vitaldo SCBraga,Rui Barbosa (ex.FCPortoeatualmente noWolverhampton),César Gomes doRio Ave FC,Ricardo Pereira ex. Al Fateh, Fernando Ferreira doSLBenfica-B, Vítor Silvestre ex. Olympiacos e Pedro Oliveira do FCPorto. Esteve também presente Carlos Lima, fundador das luvas de guarda-redes NGA e quatro jovens treinadores do distrito de Coimbra, Laurindo Filho, Miguel Menezes,Eduardo Cachuloe Hélder Esculcas.

A adesão foi ainda maior do que na primeira edição, ultrapassando os 170 participantes, numa formação que era acreditada pelo IPDJ para a renovação das cédulas de treinador com 2.8 unidades de crédito.

A parte teórica contou com diversos painéis, moderados por nomes conceituados nesta matéria,a que se juntaram osguarda-redes André Ferreira (SL Benfica B), Igor Rodrigues (Sporting Clube da Covilhã),Pedro Taborda (Moreirense) André Caio(Mafra),Nuno Ribeiro (Fátima), Rui Nunes(Lusitano de Vildemoinhos)eJoão Mendes (Harland & Wolff Welders Football - championship 1 da Irlanda do Norte).

Os temas em discussão foram extremamente variados como: “Jogo aéreo - Colocação e recolocação”; “Posicionamentos do guarda-redes”; “Guarda-redes activo ou pró-activo”; “A Importância do Scouting de Guarda-Redes”; "Trabalho compensatório com orientação preventiva em guarda-redes"; “Treino da defesa da baliza”; “Preparar o Jogo: A Operacionalização (Treino Específico e Integrado)”; "Microciclo de Treino de Guarda-Redes da Equipa B do Sport Lisboa e Benfica”; “Momentos defensivos – Princípios dos melhores guarda-redes do mundo”; “Treino Mental de Alta Performance para Guarda-Redes”; “A Evolução do Treinador de Guarda-Redes dentro das Equipas Técnicas”; “O Treino (Estratégia) para o Jogo (O Jogar Próprio e o Jogar do Adversário)”.

A grande mais-valia e o caráter diferenciador deste evento consiste na articulação entre a componente teórica e a demonstração no campo da aplicação prática dos conhecimentos, com os participantes a poderem tirar partido de todas as técnicas apreendidas, permitindo, desta forma, uma aquisição de competências integrada e mais completa.
O Município esteve representado tanto pelo Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, como pelo Vice-Presidente, Artur Santos, fazendo questão de marcarem presença num evento tão significativo como este.
O grande objetivo do evento foi apostar e promover a prática do desporto e do futebol, mas de uma forma educativa e pedagógica, com enfoque na vertente de formação, permitindo uma aprendizagem e um contacto mais próximo com profissionais de alta competição.

Refira-se que esta Conferência “Treino de Guarda-Redes de Futebol” foi organizada pelo Município, em parceria com o Ricardo Rebelo Gonçalves, treinador adjunto do Anadia Futebol Clube, ex-treinador de Guarda-redes dos escalões de formação da Associação Académica de Coimbra - OAF e com o Vítor Nobre Salgueiro, treinador de guarda-redes das seleções distritais da Associação de Futebol de Coimbra e ex-atleta da Associação Desportiva de Poiares.

A iniciativa contou ainda com o apoio do Instituto Português da Juventude, da Associação de Futebol de Coimbra, da Associação Desportiva de Poiares, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, e ainda com os patrocínios do “Hotel Dom Luís”, “Palácio da Lousã-Boutique Hotel”, “Casa de Campo de Soutelo”, “Quinta no Pinhal” “Biotinteiro”, “DSMEI” , “NGA Soccer”, “Alves Bandeira” e “Rubis Gás”.