• Jardim Homenagem Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

cpcj encontro 2

 

“Novos Paradigmas Familiares” foi o tema escolhido para esta primeira edição.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Poiares organizou e acolheu o I Encontro Inter CPCJ’s do território do Grupo de Ação Local DUECEIRA, em parceria com as comissões de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares.


O encontro decorreu durante dois dias, no CCP-Centro Cultural de Poiares, acolhendo mais de 80 participantes oriundos dos vários territórios do distrito, numa ação que foi acreditada na modalidade de formação de curta duração.

Em debate estiveram diversas temáticas relacionadas com a intervenção específica destas entidades, como a “Avaliação do potencial de mudança das famílias”, orientado pela Dra. Fátima Duarte (representante da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens), “Dinâmicas adaptativas de vivência familiar: contributos da educação social”, pela Doutora Sónia Ferreira, docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e também “Terapia Familiar sistémica: a complexidade e potencialidades da intervenção com ‘clientes’ mandatados”, pela Doutora Madalena Carvalho, docente da FPCE-UC.

O segundo dia foi destinado a uma reunião de trabalho destinada especialmente aos membros das CPCJ’s, orientada pela Equipa de Coordenação Regional do Centro da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens.

O balanço foi extremamente positivo, permitindo aos participantes partilhar experiências e práticas, trocar impressões e, sobretudo, alargar horizontes e perspetivas e atuar em rede, com espírito cooperativo, o que se afirma como fundamental para uma melhor intervenção e capacidade de decisão perante as problemáticas com que se debatem no no dia-a-dia os técnicos das áreas socias, e em especial, os elementos das CPCJ's.

A CPCJ de Vila Nova de Poiares foi a primeira a organizar o encontro que foi estipulado em protocolo entre os parceiros DUECEIRA, com vista a potenciar o trabalho na área social nossos territórios. O Presidente da CPCJ, Doutor Artur Santos, considerou que "este evento apenas foi possível pela preocupação que o executivo municipal tem na proteção e promoção das crianças e jovens, e pela delegação de competências e autonomia no trabalho que o Presidente da Câmara Dr João Henriques tem promovido desde do início do mandato".

cpcj encontro 3