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EPIS 1

Balanço dos 4 anos de implementação apresentado em Reunião da Câmara Municipal

O Projeto EPIS (Empresários pela Inclusão Social) é um programa dirigido aos alunos do primeiro ciclo, promovido por técnicas do Município de Vila Nova de Poiares, em articulação com o Agrupamento de Escolas e respetivos professores titulares de turma, com vista ao apoio dos alunos que apresentam mais dificuldades de aprendizagem, a fim de promover a melhoria do seu desempenho e consequente aproveitamento escolar.

Numa altura em que está a arrancar o novo ano letivo, os resultados de implementação de 4 anos deste Projeto para a potenciação do sucesso escolar foram apresentados na reunião da Câmara Municipal e o balanço não podia ser mais positivo.

A apresentação dos resultados foi conduzida pelas mediadoras EPIS, três técnicas contratadas pelo Município e que, desde o ano letivo 2016/2017 se encontram a operacionalizar o projeto com os alunos do primeiro ciclo. Ao longo destes quatro anos de implementação, foram avaliados 218 alunos, dos quais 98 foram alvo de acompanhamento direto. Dos 218 alunos avaliados, 42 foram encaminhados para serviços específicos, de acordo com as suas necessidades (serviços hospitalares/SNS; CPCJ; Ação Social; Terapia da fala; Psicologia).
Recorde-se que o EPIS é um projeto direcionado para a promoção do sucesso escolar, ajudando e apoiando aos alunos, de forma a promover as suas capacidades de aquisição de conhecimentos e competências, favorecendo e promovendo assim o ‘sucesso escolar’ dos alunos.
Para o Presidente da Câmara Municipal, este «é um projeto extremamente importante para o correto desenvolvimento das crianças e de potenciação das suas capacidades. O objetivo é fazer o diagnóstico individual e perceber quais os alunos que necessitam de apoio e promover um acompanhamento de proximidade, não só em contexto de turma, mas sobretudo um acompanhamento individual e personalizado para que o aluno consiga rapidamente colmatar as suas lacunas, aprendendo e apreendendo os conhecimentos, dotando-o das ‘ferramentas’ necessárias para que consiga, de per si, fazer o seu percurso escolar com o maior índice de sucesso possível»
A mais-valia deste projeto prende-se com o facto do acompanhamento não se limitar aos alunos identificados, mas também aos professores e pais/encarregados de educação, incentivando o seu correto acompanhamento em casa. Estas mais-valias ficaram ainda mais comprovadas na parte final do ano letivo transato, com o ensino à distância, onde foi possível adaptar as estratégias de intervenção e manter o acompanhamento aos pais e alunos, proporcionando-lhes condições para maximizarem a qualidade das aprendizagens e conseguirem bons resultados no final do ano.
O sucesso da implementação deste modelo e as boas práticas desenvolvidas em Vila Nova de Poiares foram já alvo de reconhecimento internacional, com a participação no Congresso Internacional da Criança e do Adolescente (ICCA), ganhando assim um redobrado ânimo e motivação para um trabalho cada vez mais profícuo.
Refira-se que nesta matéria, Vila Nova de Poiares é um dos concelhos pioneiros na implementação deste programa, sendo um dos quatro municípios da Comunidade Intermunicipal da Região Coimbra que tem em curso o programa EPIS, o qual a nível nacional, abrange um total de 43 concelhos e 277 escolas públicas, chegando a um conjunto de mais de 9mil alunos nos programas de recuperação nos primeiros anos de escolaridade.
Os índices de satisfação por parte dos encarregados de educação e do Município são elevadíssimos, tendo já recomeçado um novo ciclo de implementação do projeto com o arranque do presente ano letivo.
No final da apresentação o balanço do projeto EPIS não podia ser mais positivo, e todos foram unânimes em desejar que este modelo pudesse ser estendido ao 2º e 3º ciclos de ensino, onde certamente poderia ter resultados igualmente positivos e ser um importante fator de promoção de sucesso escolar.

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