• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

DMI 2017

Iniciativa incluiu leitura de contos, projeção de um filme e debates.

O Município de Vila Nova de Poiares assinalou o Dia Municipal para a Igualdade, com a realização de algumas atividades temáticas dirigidas aos alunos do ensino básico nos três centros escolares do concelho.

Os alunos dos centros escolares de Santa Maria, São Miguel e Santo André participaram na realização de algumas atividades específicas, como a leitura de contos, a projeção de um filme alusivo à temática, e também alguns momentos de debate, para, desta forma poderem tomar mais consciência da importância das questões da igualdade e, consequentemente, desenvolver hábitos e competências de cidadania ativa, que contribuem para a construção de uma sociedade onde, definitivamente, se possam erradicar as desigualdades e a discriminação com base no género.

Para o Município, esta é uma das competências dos órgãos de administração local, que pela sua proximidade aos cidadãos, se assumem como entidades fundamentais no combate às desigualdades, não só em função do género, mas de uma forma geral, promovendo a criação de políticas integradoras e promotoras de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Esta iniciativa desenvolvida pelo Município, foi dirigida às crianças do 1º ciclo, agentes primordiais para o processo de mudança de mentalidades e práticas, alertando para a importância da promoção da igualdade de direitos e oportunidades. A iniciativa foi também alargada ao tecido comercial local, com a distribuição de algumas mensagens alusivas à temática, com o intuito de promover uma maior sensibilização na comunidade.

Recorde-se que o Município de Vila Nova de Poiares tem já um trabalho desenvolvido nesta matéria, tendo inclusivamente instituído a figura de Conselheiro Municipal para a Igualdade, encontrando-se a trabalhar no desenvolvimento de um Plano Municipal para a Igualdade.